domingo, maio 29, 2005

Votações em França

Tendo passado pela Embaixada Francesa em Den Haag por ocasião do referendo à constituição descobri que (uma vez mais) os franceses têm a sua própria maneira de realizar as eleições.
Em Portugal cada cidadão recebe um boletim de voto onde, através de uma cruz, faz a sua escolha, certo?
Pois os franceses têm um processo bem mais interessante. O eleitor chega à mesa de voto, onde se identifica. De um dos membros da mesa recebe um envelope e dirige-se à cabine onde vota. Pelo caminho passa por uma segunda mesa (à vista da primeira) de onde retira o seu boletim de voto. Esta é a parte mais interessante. Nesta eleição havia duas hipóteses de voto (Oui ou Non) pelo que havia dois montes: um com papéis que dizem Oui e outro com os papéis que dizem Non. Depois de se servir (para não revelar a sua escolha pode tirar um papel de cada monte, se quiser) dirige-se à cabine onde coloca o boletim da sua escolha no envelope e vai entregá-lo à mesa de voto.
Num referendo isto até nem parece muito grave... mas em eleições normais, onde haverá um leque mais vasto de escolhas, o desperdício de papel será verdadeiramente importante!
Será que em França não há ambientalistas? Ou o desperdício de papel (com os envelopes e os boletins não usados) terá um peso ambiental comparável às canetas que nós usamos?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

lá se vão as arvorezinhas todas...

segunda mai. 30, 07:32:00 da tarde 2005  

Enviar um comentário

<< Home