sexta-feira, novembro 11, 2005

PT é notícia! IV

Desta vez fiquei a saber pela BBC News que PT extraditou um suspeito terrorista para a Índia. Acabei de ver o Jornal2 e lá nada foi mencionado...

Dois pormenores me saltaram à vista. O primeiro é o da eficácia da justiça portuguesa. Não tenho conhecimento dos procedimentos judiciais nem deste processo em particular, mas parece-me estranho que tenha demorado 3 anos a extradição (2 anos contando da sentença em PT, que até foi mais ou menos rapidamente conhecida!).
Outro pormenor que me intriga é a pena de morte existente na Índia. Pensava que a lei portuguesa não permitia extradições para países que tenham a pena de morte. Será esta regra apenas para nacionais? E de que vale a palavra da Índia acerca da não execução dos extraditados? Se mudarem de ideias, processamo-los?