sábado, novembro 05, 2005

Solidários à força!

No final de agosto já tinha reparado nas alarmantes notícias sobre a instituição de um absurdo imposto de solidariedade sobre o transporte aéreo. Entretanto acabei por deixar o post como draft, esperançado que tal ideia absurda fosse esquecida.

Infelizmente não foi. Chirac voltou à carga, talvez tentando aproveitar a cobertura dos acontecimentos nos arredores de Paris.

Que queiram aumentar a solidariedade para com o terceiro mundo até percebo, e posso concordar. Mas que o façam através do estímulo de contribuíções voluntárias (através de benefícios fiscais, género lei do mecenato?) e nunca forçando a solidariedade com a instauração de um novo imposto (cujo único corolário será mais descontentamento e instabilidade social!).

Para mais, a aplicação deste imposto sobre os transportes aéreos é totalmente contrária à melhoria da mobilidade dos cidadãos no espaço europeu!

Este é exactamente o tipo de "socialismo" barato que estanca possíveis progressos da Europa na sua luta pela manutenção do estatuto de potência mundial e, ao fim ao cabo, corrói todas as possibilidades de manutenção, a médio e longo prazo, do nível de vida na Europa. Claro que é um pequeno detalhe (de 430 milhões de Euros, só em França!) mas que demonstra o espírito de muita gente de vistas curtas que deveria transformar os insustentáveis modelos sociais europeus num modelo mais universal, justo e, sobretudo, sustentável a longo prazo!