quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Nacionalidade

Como emigra, a história da nacionalidade toca-me de forma particular.

Acabei de ler que a nova Lei da Nacionalidade vai permitir aos netos de emigrantes portugueses obterem a nacionalidade. Na notícia que li não se entrava em detalhes. Não posso estar de acordo com tal alteração sem que haja condições mais específicas e restritivas. Uma primeira que me surge imediatamente é a história da língua e da cultura. Não me parece aceitável que se o passaporte a alguém que não saiba falar português fluentemente e não conheça minimamente a história e cultura portuguesas (independentemente de ter vivido em PT ou não). Isto aplica-se também aos filhos de imigrantes em PT...

Só para fazer um paralelo, cidadãos extra-europeus que queiram ter visto de residência nos Países Baixos terão a breve prazo (se é que isso ainda não entrou em vigor) que fazer um curso de integração e passar num curso de língua antes mesmo de poderem entrar no país! E, tanto quanto sei, só depois de cinco anos a viverem na NL terão direito a pedir a nacionalidade!

Mas voltando à nova lei portuguesa. Qual é a ligação que alguém terá a PT se os pais já não têm a nacionalidade? E se todos os países adoptassem o mesmo princípio, haveria pessoas que poderiam ter pelo menos quatro nacionalidades! Será que alguém poderá conhecer e dominar quatro culturas e sentir-se nacional de quatro países? Eu sei que conheço bem três, mas continuo a ser tuga!

Serei só eu que percebi mal as implicações (e aplicações) da lei?