terça-feira, abril 04, 2006

CPE em FR e Flexicurity

Todos falam do contrato de primeiro emprego (CPE) em FR e toda a polémica que se está a gerar por lá. Nada de surpreendente, tendo em conta o autismo bastante generalizado na sociedade francesa e que vem frequentemente para a rua quando se pretende alguma (vaga) alteração aos direitos adquiridos nos primórdios da pré-história... (como comentei no outro dia há sempre alguém em greve!)

Ainda ontem ouvi um ministro francês preocupado que estas manifestações estivessem a dar uma má imagem de França no exterior, tendo em conta toda a cobertura mediática que estão a ter. Segundo ele, trata-se apenas da forma normal como o progresso passa pela França (em greve?).

Mas o que queria aqui contrapor, independentemente dos méritos e deméritos da lei (que entrou em vigor mas que o presidente pediu para não ser aplicada - mais uma peculiaridade prática à francesa!) era o modelo muito mais flexível no norte da Europa. Pagar-se-ão certamente mais impostos e haverá mais flexibilidade para despedir mas há também a segurança de um sistema social que funciona e, sobretudo, a certeza de uma economia em movimento onde existem reais possibilidades de arranjar um novo emprego.

Não conheço em detalhe as leis de despedimento nos Países Baixos mas sei que o sistema de desemprego funciona de forma semelhante.