quarta-feira, março 22, 2006

Tráfego aéreo na UE

Finalmente foi publicada a lista negra das companhias aéreas que não estão autorizadas a voar na UE.

Ao ver a notícia sobre o assunto no jornal da tarde da TV5 fui surpreendido por um francês (não sei quem era mas devia ser um perito do sector) que criticava a forma como a lista tinha sido feita, defendendo que deveriam ser incluídas todas as companhias originárias de países cujas autoridades aéreas não têm capacidade de verificar a segurança dos aviões. Tem alguma lógica, embora seja muito discutível... Mas o surpreendente foi que ele deu exemplos: Hungria, Portugal,...

Portugal? Não sei bem como são controlados os aviões em PT mas sei que a TAP é uma das companhias aéreas com melhor folha de segurança, tendo mesmo recebido o "A310 Operational Excellence Award" da Airbus e a TAP Maintenance & Engineering ganhou o concurso para a manutenção de dois Airbus A340 da Força Aérea Francesa durante 5 a 10 anos.

Para além de tudo isto, como se pode defender a aplicação de tal proíbição a um país da UE que, como tal, obedece a toda a legislação europeia em vigor?