segunda-feira, julho 10, 2006

Bolas, Zidane!

O mundial acabou e Portugal perdeu os dois últimos jogos. Desiludiram-me ao não jogarem bem e bonito como fizeram no Euro2004. Mas não fizeram má figura, pelo que não me queixo.

Mas tudo isso é triste, tudo isso é fado.

O que fica para a história é que a Itália ganhou e, tristemente, que Zidane foi expulso por uma acção vergonhosa a 10 minutos do final da sua carreira futebolística.

Seja quem for, não há desculpa alguma para uma acção daquelas durante um jogo de football. Independentemente do que o outro tenha dito ou feito! Muito menos num jogo a este nível, ainda menos num jogador desta craveira e com esta experiência!

Há mais de 15 anos (imagino eu) que Zidane anda a ser provocado pelos adversários, marcado de forma cerrada e por vezes traiçoeira. Um senhor (the better man) ignora e continua na sua. Se for preciso usa tampões nos ouvidos!

Claro que o que ele fez não apaga tudo de bom que ele fez antes. Foi um grande jogador e isso não deve ser esquecido (se bem que não veja que mereça o título de melhor jogador do torneio!). Reciprocamente tudo o que ele fez de bom também não redime tal comportamento abominável!

Eu acho que com as obrigações que Zidane tem (de ídolo da juventude e por aí em diante), antes de qualquer outra aparição públca, Zidane deveria, pelo menos, ter emitido um comunicado a dizer Mea culpa! Errei e peço desculpa a todos os adeptos e fãs! Sem desculpas mais ou menos bem engendradas, arcando com a culpa e as consequências.

Seria assim no meu mundo ideal, se ele tivesse o estatuto e a estatura que lhe atribuem!