F1 - Indianápolis
Foi realmente triste! Como fã do desporto não arredei pé, mesmo ao ver a desgraça que estava a acontecer. Mas afinal o que é que passou pela cabeça daquela gente? Este deve ter sido um dos momentos mais negros da F1 (obviamente a grande distância do GP de San Marino de 1994)!
Tudo começou com um erro gravíssimo da Michelin que, provavelmente por razões de competitividade, se esqueceu que, independentemente do que acontecesse, pelo menos um dos dois tipos de pneu disponíveis em Indianápolis deveria aguentar o desgaste da qualificação e corrida.
Depois foram as politiquices e "braços de ferro" que levaram ao brilhante resultado final. Não conheço todos os detalhes das discussões (nem devem ser totalmente públicos) mas parece-me que todos os involvidos (mas com especial ênfase para a FIA) poderiam ter feito um esforço maior para não se chegar ao que se chegou. Tudo bem que não quisessem adicionar uma chicane (mesmo que tivesse sido só a Ferrari, com quem concordo neste ponto!) mas poderiam ter admitido, a título excepcional, o uso de pneus não regulamentares (os novos, vindos de França, com especificações idênticas aos que foram usados em Barcelona) acordando com as equipas uma penalização de tempo, um stop and go ou qualquer outra. Mas não, armaram-se todos em fortes, e a F1 saíu muito mal da história, não só nos EUA como também um pouco por todo o mundo.
Em primeiro lugar um grande obrigado à Michelin, seguido dos agradecimentos à FIA e a todos os que contribuiram para o resultado final!
Tudo começou com um erro gravíssimo da Michelin que, provavelmente por razões de competitividade, se esqueceu que, independentemente do que acontecesse, pelo menos um dos dois tipos de pneu disponíveis em Indianápolis deveria aguentar o desgaste da qualificação e corrida.
Depois foram as politiquices e "braços de ferro" que levaram ao brilhante resultado final. Não conheço todos os detalhes das discussões (nem devem ser totalmente públicos) mas parece-me que todos os involvidos (mas com especial ênfase para a FIA) poderiam ter feito um esforço maior para não se chegar ao que se chegou. Tudo bem que não quisessem adicionar uma chicane (mesmo que tivesse sido só a Ferrari, com quem concordo neste ponto!) mas poderiam ter admitido, a título excepcional, o uso de pneus não regulamentares (os novos, vindos de França, com especificações idênticas aos que foram usados em Barcelona) acordando com as equipas uma penalização de tempo, um stop and go ou qualquer outra. Mas não, armaram-se todos em fortes, e a F1 saíu muito mal da história, não só nos EUA como também um pouco por todo o mundo.
Em primeiro lugar um grande obrigado à Michelin, seguido dos agradecimentos à FIA e a todos os que contribuiram para o resultado final!
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