sexta-feira, outubro 14, 2005

Voto electrónico

Concordo com o Pedro V Baptista, leitor do Abrupto, a propósito do voto electrónico.... porquê suspeitar sempre dos outros? Porque será o informático menos digno de confiança do que o Zé analfabeto que vai contar votos durante toda a noite de Domingo? E os sistemas de voto não têm que ser totalmente integrados... podem ser compartimentados mesmo ao nível da mesa de voto... À parte disso o voto ser presencial ou não, não depende da electrónica, depende da escolha do legislador!
Apesar do JPP seleccionar os textos que publica, há uma imensa confusão na cabeça (e nos comentários) de muitos dos leitores no que diz respeito às possibilidades de concepção e implementação do dito voto electrónico, aberrantemente tomando como inevitáveis aspectos negativos dos vários sistemas conhecidos, em vez de confiarem que podemos aprender com os erros e limitações dos outros sistemas (tal como se fez, por exemplo, com o sistema Multibanco que continua a ser um dos mais completos e eficazes que conheço, talvez só ultrapassado pelo sistema Sul Africano).
Nos Países Baixos o voto também é electrónico através ou de um touch screen ou botões, género caixa automática e nunca ouvi falar de polémicas acerca do método de voto propriamente dito!