quinta-feira, novembro 24, 2005

Durão, Europresidente

No domingo da semana passada vi 5 minutos da entrevista de Durão Barroso no programa Le Grand Rendez-Vous Europe 1-TV5, no canal televisivo francófono. Mais do que uma entrevista, o programa tem um tom de conversa/debate e fiquei impressionado com o à-vontade do nosso Europresidente em francês. Claro que já sabia que ele falava francês, tendo isso sido um dos requisitos para o apoio da França aquando da sua eleição, mas também o nosso octagenário candidato à Presidência da República fala francês e é a desgraça que se sabe (também já tive o infortúnio de o ouvir falar francês). Segundo uma fonte mais bem colocada, nota-se ligeiramente que Durão é português, mas eu pessoalmente não notei absolutamente nada.

Já ontem, ao receber Angela Merkel, Durão fez uma abertura (preparada) em alemão. Não estava super seguro e a pronúncia não terá sido excepcional, mas pareceu-me um esforço bem conseguido (talvez os que falam mesmo alemão discordem!).

Independentemente das suas ideias e acções políticas, parece-me que o Durão está a fazer boa figura. A mim, pelo menos tem-me impressionado.
Sim senhor, senhor Europresidente!