terça-feira, novembro 15, 2005

Reservas TAP

No outro dia reservei os meus bilhetes para ir a PT no Natal com a TAP e, uma vez mais, foi algo complicado.
O problema é sempre o mesmo: as taxas!

Num dos meus sites de viagem preferidos (holandês mas também com versão em inglês) havia um preço muito interessante com a TAP mas, ao clicar para escolher os voos, aparecia uma taxa escondida (segurança e combustível) a adicionar às normais taxas de aeroporto (€50 e €37, respectivamente). Com a taxa escondida o preço deixa de ser muito interessante...
Decidi então recorrer directamente ao site da TAP e experimentar outros itinerários. Mais uma vez o preço que me mostravam até era bem interessante (melhor que o outro) e, supostamente incluía taxas. O que é estranho é que ao prosseguir com a reserva nunca mostram um preço final, a ser debitado no cartão de crédito. Como estava de sobreaviso cliquei em baixo para ver quais eram as taxas ainda a incluir. Aqui gerou-se a confusão pois as taxas são todas gerais, não havendo propriamente maneira de saber ao certo se se aplicam ao voo em questão.
Lá telefonei para o call-center onde devem ter achado que eu não era normal para estar com estas perguntas... Um bocado a medo, lá acabei por fazer a reserva pela internet e, uma vez mais me deparei com a falta do espaço para o código de segurança do cartão de crédito. Estava à espera de voltar a ter que telefonar para eles para completar a reserva, mas entretanto o bilhete já foi emitido e o preço final não inclui a taxa de reserva (para além de todas as outras que afinal já estavam incluídas).

Em resumo: o bilhete da TAP afinal sempre tinha um preço interessante (directamente no site deles) mas a história das taxas vem sempre complicar tudo.

Quando será que a EU se decide a obrigar as companhias aéreas e agências de viagem a anunciarem os preços finais em vez desta aberrante forma com preço mais taxas? Em geral na Europa (ao contrário dos EUA e Canadá, por exemplo) quando se vai às compras os preços anunciados são os finais, que vão sair do nosso bolso (e nesse caso as taxas são mais transparentes: 16, 19 ou 21%)!

O que é que me interessa que X é taxa se, de qualquer maneira vou ficar X mais pobre?

1 Comments:

Blogger Aziz said...

Hear hear!
Sempre que tenho que comprar viagens trocam-me sempre as voltas com as taxas de aeroporto e mais nao sei de que...

quarta nov. 16, 07:00:00 da tarde 2005  

Enviar um comentário

<< Home