quinta-feira, dezembro 22, 2005

Millennium BCP

Já há muito tempo que tinha pensado fazer um post para me queixar do sistema bancário holandês. Lá vai ter que continuar como draft, pois hoje passei no Millennium bcp!

A minha ideia era simples: mudar a assinatura que tenho no banco para voltar a ficar igual à do BI. Pensava eu que era simples... mas não. Graças a uma nova lei de Novembro de 2005, para fazer qualquer alteração de dados pessoais, é necessário, para além da identificação, o cartão de contribuínte (cuja cópia já tinham desde a abertura da conta!) e um comprovativo de morada. Felizmente a carta de condução também serve pois não tenho contas de água ou luz em meu nome... Até aqui tudo bem. Pouco antes tinha passado pela CGD onde me tinham pedido o mesmo mais um comprovativo de actividade profissional. Ora como desempregado... resolvi deixar o assunto em águas de bacalhau...

Mas, para além destas brutais evoluções na desburocratização do país (ironia!) supostamente impostas pelo Banco de Portugal (que poderiam ter alguma lógica se fossem bem transpostas), o que me leva ao post são os processos avançadissimos (leia-se da idade da pedra) que o Millennium bcp usa para mudança de assinatura. Em vez de ter que assinar um papel e, eventualmente juntar a documentação em falta, lá tive que preencher uma ficha de conta, uma ficha de cliente e ainda assinar um outro documento. Claro que apesar de não haver qualquer dado a alterar (para além da assinatura) tive que preencher tudo do início, como se não tivessem qualquer informação minha no banco (ou seja, 3x o meu nome e morada, 2x os nomes dos meus pais, dados do BI,...)! É a evolução tecnológica que chega ao Millennium: sendo cliente há mais de 6 anos tenho que preencher à mão mais papéis para mudar a assinatura do que tive que preencher para abrir a conta!

Tudo isto demorou mais de 45 minutos! Conclusão: pensem bem na vossa assinatura antes de abrirem uma conta no Millennium!

PS: Assim fiquei também a perceber que o Millennium bcp não é amigo do ambiente... quantas árvorezinhas estão eles a matar para alimentar a sua fome de papelada inútil?