sexta-feira, agosto 26, 2005

Comentários na TV

Como nota JPP no Abrupto, é de facto assustadora a (falta de) qualidade dos comentários transmitidos nos noticiários das TVs portuguesas a propósito de todo e qualquer assunto.

No entanto este ponto vem apenas agravar uma outra tendência que já venho notando há algum tempo e que me parece pelo menos igualmente preocupante. É a recorrente utilização da entrevista de rua ao comum cidadão como substituto de comentadores versados no assunto em questão. A gasolina aumenta e vai-se a correr a uma bomba de gasolina falar com o Zé que veio atestar o depósito e que, por vezes, nem sequer reparou no aumento do preço (vi ontem no Jornal2, com o aumento do gasóleo). Há mais um incêndio a lavrar algures e lá vai o repórter falar com os populares que, compreensivelmente preocupados com os seus haveres, apenas se queixam dos bombeiros e da falta de ajuda. E assim por diante. A opinião popular serve para encher o jornal e evitar algo mais profundo como uma tentativa de melhor perceber o problema ou tentar ventilar possíveis soluções.

Infelizmente este fenómeno também já chegou ao Jornal2 que tem a minha preferência por contar em 30 minutos aquilo que os outros mastigam durante perto de 1 hora. E, ainda mais alarmante, não se trata apenas de um fenómeno passageiro, característico da silly season!