(Des)Apoio ao Cliente
Claro que temos razão para nos queixarmos dos serviços que temos em PT. Mas tenho que reconhecer que, em geral, o apoio ao cliente é melhor em PT (embora provavelmente menos eficaz) do que na Holanda.
(Quase) Todos os serviços holandeses funcionam muito bem... no caso geral. O problema é que a flexibilidade do sistema é reduzida. Se se fugir à norma, os problemas começam.
Embora espelhe bem a desgraça geral, desta vez a queixa refere-se a um fornecedor (SP) de ADSL. Tudo é muito fácil, basta preencher um formulário on-line (ou telefonar para um número especial) e num prazo normal de 3 a 4 semanas o serviço estará a funcionar (a discussão desta suposta rapidez distrair-me-ia do ponto central deste post). Eles até tratam das coisas com o SP antigo, se disso for caso.
Mas e se o serviço for pretendido não antes de dia X (estando físicamente ausente provavelmente não vou utilisar o serviço!)? Aaaa.... pois... uhmm... Depois de 3 chamadas para 2 serviços diferentes (a saber helpdesk, vendas e helpdesk (sim, de volta ao início!)) sempre a pagar 10ct/min lá vêm as duas soluções possíveis: 1) anular o pedido feito na véspera, esperar uns dias e voltar a fazer um pedido, de modo a que as 3 a 4 semanas (mas que também podem ser 2, sabe-se lá!) calhem já depois da data pretendida; ou 2) esperar uma semana até que seja estabelecida automaticamente a data de começo do serviço e, nessa altura, decidir se a data é conveniente ou, se não for, anular o pedido.
Tudo isto tratando-se de um novo cliente... brilhante, não?
(Quase) Todos os serviços holandeses funcionam muito bem... no caso geral. O problema é que a flexibilidade do sistema é reduzida. Se se fugir à norma, os problemas começam.
Embora espelhe bem a desgraça geral, desta vez a queixa refere-se a um fornecedor (SP) de ADSL. Tudo é muito fácil, basta preencher um formulário on-line (ou telefonar para um número especial) e num prazo normal de 3 a 4 semanas o serviço estará a funcionar (a discussão desta suposta rapidez distrair-me-ia do ponto central deste post). Eles até tratam das coisas com o SP antigo, se disso for caso.
Mas e se o serviço for pretendido não antes de dia X (estando físicamente ausente provavelmente não vou utilisar o serviço!)? Aaaa.... pois... uhmm... Depois de 3 chamadas para 2 serviços diferentes (a saber helpdesk, vendas e helpdesk (sim, de volta ao início!)) sempre a pagar 10ct/min lá vêm as duas soluções possíveis: 1) anular o pedido feito na véspera, esperar uns dias e voltar a fazer um pedido, de modo a que as 3 a 4 semanas (mas que também podem ser 2, sabe-se lá!) calhem já depois da data pretendida; ou 2) esperar uma semana até que seja estabelecida automaticamente a data de começo do serviço e, nessa altura, decidir se a data é conveniente ou, se não for, anular o pedido.
Tudo isto tratando-se de um novo cliente... brilhante, não?
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