sexta-feira, novembro 25, 2005

Multa de trânsito

Depois de quase 11 anos com carta de condução, recebi ontem a minha primeira multa de trânsito. Apesar de nunca tendo tido carro, sempre fui conduzindo e devo fazer mais de 5000km ao volante por ano. E, diga-se de passagem, já há muito que me andava a habilitar.

Como não podia deixar de ser, foi uma multa de excesso de velocidade (a única alternativa provável era estacionamento). Por acaso até vi o flash na altura e estava à espera de receber a multa em casa.

Como em muitos dos casos, também esta multa foi mesmo daquelas ridículas. Numa via onde o limite de velocidade é 70 (limite que estava a cumprir!) há, a dado momento, um grande cruzamento com semáforos... A 200m dos semáforos (mais coisa menos coisa) o limite de velocidade reduz-se para 50, já com os semáforos à vista. Como conductor atento, é claro que vi o sinal de 50 mas não havia quase trânsito nenhum e o semáforo estava vermelho. Em vez de travar, (quem esteja a aprender a conduzir ou não seja muito experiente não preste atenção ao final da frase...) pus em ponto-morto e deixei-me desacelerar até ao semáforo.

Claro que a câmara está posta 20m depois do 50 e o lá vi o flash. Assim sendo foi apanhado a 59km/h (56 depois da correcção) numa zona de 50. Como é um excesso até 10km/h a multa são só €30 e é só pagar...

Este é um dos luxos dum país evoluído: há dinheiro para os sistemas de vigilância e para cobrar as pequenas coimas...