terça-feira, junho 28, 2005

Condução em PT

Nestes últmos dias passados na terrinha, tive ocasião de observar o comportamento dos condutores em Lisboa.

Apraz-me registar que me pareceu que se está a conduzir mais devagar.

Por outro lado, onde melhorias já há muito tardam e são bem mais necessárias, o civismo, nada de novo (se é que as coisas não estão pior!). Vi inúmeros condutores a discuterem através do vidro (road rage à portuguesa, felizmente sem confronto físico). Testemunhei mesmo um energúmeno a atravessar abruptamente duas faixas no eixo Norte-Sul para sair para a Segunda Circular (até aqui nada por aí além) e alegremente continuar no seu caminho ainda que tenha abalroado uma viatura que seguia na sua faixa, deixando o pára-choques traseiro da última a arrastar pelo chão. Só mesmo ao pontapé!

Finalmente, um pormenor que me deixa estupefacto, é o desconhecimento geralizado (mas felizmente não universal) das regras de prioridade (quer a regra geral quer os sinais particulares de perda de prioridade). Há muitos condutores que, simpaticamente cedem a priordade indevidamente, atrasando o normal fluxo do trânsito mas há ainda mais condutores que simplesmente circulam permanentemente em veículos prioritários à paisana, chegando mesmo a ficar ofendidos quando são forçados a ceder passagem a um veículo que se apresenta pela direita ou quando têm um sinal de perda de prioridade!

Será que nestes últimos anos inverteram as regras de prioridade e alguns de nós não se chegaram a actualizar?

3 Comments:

Blogger Aziz said...

Heh, cada emigrante tem o seu ponto de vista!
Para mim o transito em PT é super-civilizado!
Nestes 10 meses na TR tenho visto de tudo! Inclusive confronto físico entre condutores.
Uma excelente descrição do que é a condução por aqui:
http://user.it.uu.se/~pierref/travel/turkey.diary.6/ (scroll down to "Traffic in Turkey")

sexta jul. 01, 10:02:00 da tarde 2005  
Blogger Emigra said...

Bem interessante a descrição do trânsito na Turquia. Independentemente da opinião geral sobre o trânsito em PT, acho que podemos concordar que não devemos recorrer ao "mínimo denominador comun" mas aspirar à melhoria do comportamente de todos os condutores (quer em PT quer na TR)!

sábado jul. 02, 05:38:00 da tarde 2005  
Blogger Filipe Carmo said...

Se não se importam, coloquei um post no meu blog, sobre a condução nacional, e o que acho que será a solução para este problema a longo prazo!

http://ex-sitacoes.blogspot.com

Gostaria de saber a vossa opinião!

No entanto, subscrevo a tudo o que foi aqui dito. A realidade já conhecemos... falta saber o que tem que ser feito para a alterar.

quinta nov. 03, 12:50:00 da tarde 2005  

Enviar um comentário

<< Home