sexta-feira, dezembro 30, 2005

Cultura do cheque

Eu ainda sou do tempo em que íamos ao hipermercado e as compras da semana eram pagas por cheque. Com a evolução das caixas registadoras, a máquina passou a preencher o cheque e só era preciso assinar. Hoje em dia, tanto quanto me é dado perceber, o cheque foi largamente ultrapassado pelos cartões de pagamento.

Tudo me parece normal e para mim o cheque é um meio de pagamento arcaico, ainda que ainda tenha as suas virtudes nos tempos que correm, em situações específicas. No entanto, foi para mim chocante ouvir um jovem na casa dos 25 defender o cheque como melhor meio de pagamento que um cartão bancário! Claro que isto se passou em França onde eles são bem agarrados às suas invenções, por mais ultrapassadas que estejam e onde a cultura do cheque, independentemente da quantidade de papel e de trabalho desperdiçado, resiste ao avanço dos tempos, da tecnologia, da ecologia e do senso comum.