terça-feira, dezembro 06, 2005

Línguas II

Em conversa com um amigo que esteve recentemente na Rússia, a trabalho, dei-me conta que estou super mimado.

À parte de todas as outras questões linguísticas* inerentes a muitas das experiências emigras e que recorrentemente são tema de discussão entre pares (de emigras, pelo menos nos meus círculos!), reparei no outro dia que, por acaso (e por força das escolhas de destinos de férias nos últimos tempos), acabei por me habituar a perceber sempre (e falar, ainda que por vezes mal!) a língua dominante dos vários países por onde ando com frequência. Isto ao ponto ridículo de me parecer estranho andar por um país onde a língua é muito diferente das minhas! Interessante, é também o facto de isso não me ter afectado de maneira alguma quando estive em Atenas no ano passado.

Parece que estou a ficar demasiado acomodado... talvez seja da idade... mas é melhor arranjar depressa uma viagem a um país com uma língua diferente...

... a ver se me curo!

* Por exemplo a aprendizagem de línguas, as línguas dos sonhos e a língua a ensinar aos filhos de emigras.