Export de amianto a bordo
Esta é uma polémica bem interessante. Com todos os tratados internacionais a tentarem proíbir a exportação de resíduos tóxicos, a França está a enviar um antigo porta-aviões para ser desmantelado na Índia (cronologia do desmantelamento do Clemenceau, no Le Monde). Após uma limpeza inicial, grande parte do amianto do navio lá continua e não estou a ver que seja propriamente tratado na Índia antes de ser recambiado (ou posto de lado).
Tudo isto feito por um dos estados que liderou a proíbição do uso de amianto que o Canadá (o principal exportador de amianto na altura) tentou anular em 1998 junto da Organisação Mundial de Comércio (WTO, em inglês).
Isto vem também reavivar a discussão em torno da horrível (mas florescente) indústria de desmantelamento de navios na Índia (artigo da BBC de 1999).
Tudo isto feito por um dos estados que liderou a proíbição do uso de amianto que o Canadá (o principal exportador de amianto na altura) tentou anular em 1998 junto da Organisação Mundial de Comércio (WTO, em inglês).
Isto vem também reavivar a discussão em torno da horrível (mas florescente) indústria de desmantelamento de navios na Índia (artigo da BBC de 1999).
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