sexta-feira, março 31, 2006

Freitas no CA

Depois das barbaridades que disse a propósito das caricaturas de Maomé, desta vez Freitas do Amaral tem estado bem. É claro que não terá sido grande ajuda para os ILEGAIS que têm ordem de deportação (ou já foram deportados) mas também não haveria muito que pudesse fazer, respeitando as leis do estado canadiano. Tanto quanto percebi (nomeadamente das reportagens no Jornal2) os deportados foram vítimas de ignorância (em relação à lei canadiana) ou de esquemas de advogados menos escrupulosos.

Seja como for, por muito triste que seja ou desumano que possa parecer, na prática trata-se de pessoas que estavam no Canadá em desrespeito da lei local.

Freitas disse, e com razão, que PT tem leis de expulsão que também aplica... como pode!

quinta-feira, março 30, 2006

Franceses e manifs

No outro dia ouvi um comentador político dizer que os franceses gostavam de revoluções, não gostavam era de mudar.

Tendo um conhecimento relativamente próximo do que se passa em França, não posso deixar de concordar. Há os exemplos da Política Agrícola Comum, do uso dos cheques bancários e das manifestações...

Eu costumo dizer que em França a questão não é se há greves hoje, mas quem faz greve hoje!

quarta-feira, março 29, 2006

Manifs em FR

A acreditar na reportagem muito opinativa do António Esteves Martins no Jornal 2 a propósito das manifestações em França, a polícia esteve bem, contendo-se durante a maior parte do dia para depois, no final, deter os vândalos que tinha encurralados. Poderia sem dúvida ter actuado mais cedo mas isso poderia facilmente ter descambado. Se de facto detiveram os energúmenos que apareceram para provocarem distúrbios e eles acabarem mesmo por serem castigados, então estiveram bem.

Ao contrário do que acontece muitas vezes neste género de peça (estou a lembrar-me das reportagens por alturas dos distúrbios nos subúrbios de Paris, por exemplo) , o jornalista fez (e bem!) questão de separar os vândalos dos manifestantes, tratando-os pelos nomes e enquadrando a sua importância.

terça-feira, março 28, 2006

Morte na IRL

Aqui há uns tempos quando surfava por fórums de desporto motorizado, deparei-me com uma discussão a propósito da segurança da IRL onde alguém chamava ao campeonato a Injury Racing League.

Infelizmente houve mais uma vítima mortal no domingo. O acidente é impressionante, tal como o facto do outro piloto (o primeiro acidentado - Ed Carpentier) nada ter sofrido.

Paul Dana, Rest In Peace. (e espera-se que continuem a trabalhar para melhorar a segurança na IRL, mas com melhores resultados!)

segunda-feira, março 27, 2006

Testes do A380 II

Parece que o exercício de evacuação do A380 correu bem. No final de contas envolveu 850 passageiros e 20 tripulantes, causando 33 feridos em 80 segundos, o que supera os meus cálculos...

Mais uma barreira ultrapassada pelo maior avião do mundo. O caminho para a certificação ainda é longo, mas a Airbus está de parabéns!

sexta-feira, março 24, 2006

Testes do A380

Ora aqui está algo que nunca me tinha ocorrido que acontecesse, mas que era mais ou menos óbvio que tinha que acontecer: um exercício de evacuação do maior avião do mundo antes deste ser dado como apto a voar. Vai acontecer no próximo domingo em Hamburgo, com 650 pessoas.

Algo de interessante (mas que igualmente tem pouco de surpreendente): estudos mostram que 4,5% dos participantes em exercícios deste tipo sofrem ferimentos. Quer isto dizer que no domingo a Airbus vai magoar cerca de 30 voluntários!

Ainda assim acho que também não me importava de participar...

quinta-feira, março 23, 2006

Carrapatoso vs Fisco

Não sei bem porque é que as histórias fiscais de António Carrapatoso são hoje tão discutidas (nomeadamente no Jornal2), sendo ele presidente de uma empresa privada (Vodafone) e não ocupando, tanto quanto sei, qualquer cargo público.

Independentemente disso, ouvi falar num pagamento indevido de 780.000€ em 2005 que entretanto já foram devolvidos. Mesmo admitindo que tal valor diria respeito à tributação de vários anos, tenho dificuldades em imaginar qual será o seu rendimento tributável... mas não me importava de trocar com ele (os rendimentos ou, tão simplesmente, a dita devolução)!

quarta-feira, março 22, 2006

Tráfego aéreo na UE

Finalmente foi publicada a lista negra das companhias aéreas que não estão autorizadas a voar na UE.

Ao ver a notícia sobre o assunto no jornal da tarde da TV5 fui surpreendido por um francês (não sei quem era mas devia ser um perito do sector) que criticava a forma como a lista tinha sido feita, defendendo que deveriam ser incluídas todas as companhias originárias de países cujas autoridades aéreas não têm capacidade de verificar a segurança dos aviões. Tem alguma lógica, embora seja muito discutível... Mas o surpreendente foi que ele deu exemplos: Hungria, Portugal,...

Portugal? Não sei bem como são controlados os aviões em PT mas sei que a TAP é uma das companhias aéreas com melhor folha de segurança, tendo mesmo recebido o "A310 Operational Excellence Award" da Airbus e a TAP Maintenance & Engineering ganhou o concurso para a manutenção de dois Airbus A340 da Força Aérea Francesa durante 5 a 10 anos.

Para além de tudo isto, como se pode defender a aplicação de tal proíbição a um país da UE que, como tal, obedece a toda a legislação europeia em vigor?

sexta-feira, março 17, 2006

Direito à não descongelação (o fim!)

É o fim da saga que já tinha referido aqui. A câmara frigorífica onde um francês mantinha os pais congelados com vista a uma eventual ressuscitação, teve uma avaria e aqueceu até aos -20ºC (dos habituais -65ºC). O senhor acabou por cremar os pais e esquecer o recurso para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (para anular a ordem dos tribunais franceses para enterrar ou cremar os pais).

terça-feira, março 14, 2006

Sony DSC-P9

Depois de 3 anos e meio a utilizar a minha máquina fotográfica digital (a Sony DSC-P9) comemorei as 10000 fotos.

Devo reconhecer que foi com grande desilusão que verifiquei que depois da fotografia 9999 (apropriadamente guardada no ficheiro DSC09999) a numeração automática é reposta a zero e a fotografia seguinte fica no ficheiro DSC00001! Para além do possível inconveniente de passarem a existir nomes repetidos nos meus arquivos, a ordem das fotos no cartão ficou um bocado baralhada!

E tudo isto quando o formato que eles utilizam ainda permite acrescentar o dígito das dezenas de milhar!

domingo, março 12, 2006

F1 2006!

Começou hoje a nova época de Fórmula 1.
Mais uma vez as mudanças nos regulamentos foram muitas e espera-se uma época ainda mais interessante do que a anterior.

De salientar a mudança do formato da qualificação. Abandonada finalmente a ideia peregrina de ter qualificações com um carro em pista de cada vez, volta-se aos interessantes tempos em que as sessões eram concorridas e agitadas. A isto juntaram um sistema de knock-out, em que a qualificação é dividida três partes, sendo que os seis piores de cada uma das duas primeiras partes são excluídos do resto da qualificação.

Já há bastante tempo que não assistia a uma qualificação inteira. Assisti à do GP do Bahrain, e gostei. A mudança do formato recuperou um velho telespectador!

Quanto à corrida, foi interessante com bastantes lutas taco-a-taco. As previsões de uma época interessante parecem confirmar-se...

sexta-feira, março 10, 2006

Milhas TAP

Por razões que agora não interessam, as milhas correspondentes aos meus voos do Natal na TAP não foram automaticamente creditadas na minha conta Victoria.

Há duas semanas lá me decidi a ir ao site e fazer a reclamação.

Uns dias depois reparei que no meu extracto aparecia o pedido para enviar os bilhetes ou os cartões de embarque. Claro que deviam ter mandado um e-mail em vez de simplesmente porem uma mensagem no extracto à espera que o fosse consultar mas... Apesar da falta de indicações para além da sugestão de o fazer por fax para números em diversos países, lá me decidi a tentar a minha sorte, fazer um scan dos ditos cartões de embarque e mandar por e-mail.

Contrariamente às minhas expectativas, uma semana depois, quando já estava a pensar contactá-los para saber se tinham recebido o e-mail, eis a resposta do programa Victoria informando que já tinham creditado as milhas. Fui verificar e, de facto, as milhas em falta já estão creditadas. Esqueceram-se foi de tirar o pedido para enviar os cartões!

De qualquer modo é bom ver que há mais uma coisa que funciona (relativamente) bem na TAP!

(Por outro lado, não sei se foi por não ter usado o e-mail mas a minha reclamação de Junho por mau serviço ainda não teve direito a resposta...)


Pensamentos relacionados: Voar da Portela | Voar TAP II | Reservas TAP | Voar TAP | Programa Victoria (TAP) | Voar Virgin | Porto independente?

quarta-feira, março 08, 2006

Benfica! II

Cortesia do site da UEFA, tive ocasião de ouvir o relato do jogo do Benfica para os oitavos de final da Champions League. Pelo resultado mas também pelo que me foi dado perceber, o Benfica está de parabéns.
Se bem que tenha eliminado o detentor do título, convém assinalar que o Benfica ainda não ganhou nada. Já estou a imaginar os festejos dos benfiquistas em Lisboa, como se hoje tivesse sido a final... (acontece sempre com os clubes portugueses que depois acabam por não ganhar nada!)

terça-feira, março 07, 2006

Sampaio no Pedro Nunes

Acabei de ver no Jornal 2, a reportagem acerca da visita do (ainda) Presidente da República ao Liceu Pedro Nunes, onde também ele estudou.

Dois detalhes me chamaram a atenção. O primeiro foi ouvir o nosso ilustre Presidente a contar as suas abilidades como estilista de batas brancas de professores (recorrendo à sua caneta quando o professor passava entre as carteiras). Lembrou-me umas aulas de Física-Química nos meus tempos de escola. Se isso fosse indício, poderia dizer que ainda tenho alguns presidenciaveis como amigos...

O outro pormenor, foi a pergunta de um estudante. Em situação provavelmente ensaiada, o rapaz ter-se-á enervado e perguntou ao Sampaio se quando tinha a sua idade pensava seguir a profissão de Presidente da República. Falhou a pedagogia do nosso PR, que enjeitou a deixa para explicar à audiência (e a alguns jornalistas) que PR é um cargo e não uma profissão!

domingo, março 05, 2006

Preguiça...

Tenho que admitir perante todos os meus assíduos (e ocasionais) leitores, que tenho andado afectado por um surto agudo de preguiça, no que toca ao blog. Tenho vindo a acumular drafts que depois não tenho tido paciência para editar de modo a puderem ser publicados. Estou agora decidido a, lentamente, ir publicando aqueles que ainda me pareçam relevantes.

Pedindo desculpas a todos os leitores, agradeço a paciência (nomeadamente com os posts que vão aparecer com datas antigas) e preferência.